quarta-feira, 28 de março de 2012

Postura do Profissional do Secretariado ao se vestir.

No afã de se vestir bem, muitos profissionais exageram e investem alto em suas produções, permitindo, na maioria das vezes, que a roupa fale mal de quem as veste.
O conselho mais simplificado dos consultores é observar como se vestem os (as) líderes. Segundo Monique Cosendey Soares, consultora da Dinsmore, empresa de gestão de projetos, você tem de se vestir não como as pessoas do seu grupo, mas como as pessoas do grupo ao qual você quer pertencer.
"Na área corporativa, as roupas falam pela pessoa, inclusive, ou principalmente, na hora de avançar na carreira. E elas têm de falar bem. Por isso, é importante conhecer o seu tipo físico e o código de vestuário da empresa e saber fazer a mistura correta", (Fernanda Campos, sócia-diretora da Mariaca, empresa de treinamento e recrutamento de executivos).Trabalhar com roupas mais formais impõe respeito e valoriza o profissional, ganhando o respeito no mundo corporativo. A secretária (o) tem de estar sempre bem arrumada, de forma elegante, e isso inclui cabelo, roupa e maquiagem.
Os exageros devem ser evitados a todo custo. Quem trabalha o dia inteiro deve escolher uma roupa ideal, aquela que chega inteira ao final do expediente, depois de um dia de “corre-corre”, horas em frente ao computador e principalmente que resiste ao desce e sobe de escadas. Não é fácil unir o conforto e elegância, mas é possível, seguindo algumas regras:
ü  Os homens devem estar sempre alinhados, com a roupa bem passada, e manter os cabelos, barba e unhas sempre limpos e bem cuidados.
ü  As mulheres devem manter a postura e profissional, utilizando roupas adequadas ao mundo coorporativo, evitando decotes, transparências, prezando sempre a discrição.

Cuidando da imagem profissional


Algumas regras parecem óbvias, mas vivem sendo esquecidas. Vamos relembrá-las:
Às mulheres:
ü  Nenhuma parte da roupa de baixo pode aparecer ou mesmo se insinuar, incluindo marca de calcinha ou, pior ainda, alça de sutiã transparente.
ü  Cuidado com os  brincos, colares e pulseiras enormes que pretende usar.
ü  "Exagerar no gloss  pode parecer que você está babando. Prefira batom cor de boca, que é natural e não tem erro", recomenda Fernanda Campos, especialista em recrutamento de executivos
ü  Quanto mais tradicional a empresa, menos enfeitada deve ser a bolsa.
ü  Sandálias muito abertas transmitem uma informalidade excessiva para grande parte dos ambientes de trabalho.
ü  Saltos altos infundem autoconfiança, mas se forem altíssimos, acoplados a bicos finíssimos, atiçam o lado fetichista nos colegas de trabalho.
ü  Barriga de fora, só se for no ramo do entretenimento noturno.
ü  Qualquer coisa com elástico na cintura é de uso exclusivo de grávidas.
ü  Quanto mais alta a posição que você ocupa, ou almeja ocupar, menos jeans deve usar. E mais: "Casual Friday não é o dia do relaxo", diz a consultora de estilo Titta Aguiar. "Calça jeans desbotada e tênis não são opção para o trabalho".
ü  Quem tem ou aparenta mais de 20 anos não pode usar short, nem com meia grossa.  Aliás, só golfistas profissionais deveriam trabalhar de short.
ü  Quanto às leggings, precisa comentar?
(Revista Abril.com / Edição 2128 / 2 de setembro de 2009)
Aos homens:
ü  Saiba diferenciar as roupas adequadas para o dia e para a noite. Tecidos que brilham, gravatas e camisas com cores fortes ou muito escuras devem ser usadas, de preferência, à noite. Ternos em tons claros e bege apenas durante o dia.
ü  O guarda-roupa elementar de um executivo deve ter três ternos básicos um azul-marinho, outro cinza e um bege. O blazer pode ser usado com calça jeans, em ocasiões sem formalidade, e pode dispensar a gravata. Se for usar terno, dê preferência aos clássicos, com dois ou três botões. Jaquetões com quatro botões devem ser usados preferencialmente à noite.
ü  Cuidado com as misturas de cores. Não corra riscos desnecessários. No caso dos ternos, se tiver dúvidas, procure combinar paletó cinza, marinho, preto ou risca-de-giz, com camisa branca e gravatas sóbrias. São combinações clássicas e totalmente seguras.
ü  Se pretende obter um visual moderno vestindo terno, você pode usar camisa e gravata da mesma cor, lisas. Camisas e gravatas estampadas juntas, todavia, devem ser evitadas. O risco é alto. Gravatas com estampas exageradas também estão fora de moda.
ü  Sapato preto, pede meias escuras. Nunca use com meia social clara. Com meias brancas, então, é terminantemente proibido.
ü  Evite repetir a mesma roupa ou sapatos dois dias seguidos. Nem mesmo a gravata deve ser usada sem, pelo menos, um dia de descanso. A exceção é para os ternos: eles suportam mais de um dia e, em viagem, três no máximo, desde que a camisa e a gravata sejam diariamente substituídas.
Faça sua imagem brilhar! Você é o grande responsável! Não se descuide... E tenha em mente que você representa a empresa para qual trabalha em todos os momentos. E isso vale para homens e mulheres.

    Para mais orientações acessem os sites:
Bibliografia:
 
Equipe Sinergia

Nenhum comentário:

Postar um comentário